Harley Davidson V-Rod Forum banner

Melhor AFR para potência

16K views 45 replies 14 participants last post by  Muskrat Sam  
#1 ·
Alguém já fez testes de dinamômetro para determinar qual é o melhor AFR para potência?

Eu sei que todos os motores NA produzem a melhor potência de 12,0 a 13,5:1. Geralmente, os motores de tecnologia mais antiga (menos eficientes) produzem a melhor potência em torno de 12,5:1. Os motores de tecnologia mais recente são mais eficientes e geralmente produzem a maior parte da potência de 12,8 a 13,2:1. Lendo as dezenas de gráficos de dinamômetro aqui, parece que o V-Rod produz a maior parte da potência com um AFR de 13,0:1.

Alguém realmente testou o V-Rod a 12,9:1 ou 13,1:1 para determinar se isso é realmente verdade?

Estarei no processo de obter um AFR plano para o seguinte:
03 V-Rod
PC3r
Filtro de ar SE/K&N
tampa ligada
Tubos SE V-Modded.

Os alvos atuais são:
11,5-12,5 Partida a frio (pelos primeiros 30 segundos)
13,0 Marcha lenta (0 e 2% da posição do acelerador)
14,7 cruzeiro (5-20% da posição do acelerador)
13,0 WOT
curva suave no meio
assim

Attachments

#2 ·
Quando eu estava trabalhando para limpar meu mapa para um conjunto de slipons D&D, de todas as corridas de dinamômetro feitas, os números de cavalos de potência mais altos foram obtidos em torno de 13,8 a 14:1. Pareceu estranho para mim, mas foi assim que funcionou. A diferença foi de cerca de 1 cavalo de potência e isso veio de leituras AFR de cerca de 12,8 a 13,2:1.

#3 ·
Danno,
Esse ganho de 1 HP no pico é apenas no pico ou em toda a curva?
E esse ganho de 1 HP é de ~13,0 a ~14,0 AFR?

Então, o seu está definido em WOT entre 13,8 e 14,1:1 agora?
Informações interessantes, de fato, obrigado.

Tenho a sensação de que o que precisarei fazer é obter uma linha plana em 13,0, depois registrar os tempos de aceleração para 9 mil (sem pista por perto). Em seguida, ajustar toda a linha para baixo, comparar, depois para cima e comparar, etc. Postarei minhas descobertas com certeza, pois essas informações parecem escassas e cada vez mais úteis.

#5 ·
air1kdf said:
Danno,
Esse ganho de 1 HP do pico é apenas o pico ou em toda a curva?
E esse ganho de 1 HP é de ~13,0 para ~14,0 AFR?

Tenho a sensação de que o que precisarei fazer é obter uma linha plana em 13,0, depois registrar os tempos de aceleração para 9 mil (sem pista por perto). Em seguida, ajuste toda a linha para baixo, compare, depois para cima e compare, etc. Com certeza postarei minhas descobertas, pois essas informações parecem escassas e parecem cada vez mais úteis.
Uma linha plana de relação AFR parece boa, mas não oferece a melhor potência em toda a faixa de RPM. Olhe para as impressões do dinamômetro. A primeira metade de uma corrida de dinamômetro quase parece uma onda senoidal de 360 graus antes de ficar plana. Em outras palavras, a melhor potência é obtida começando magro, depois ficando rico e, em seguida, atingindo a relação final a partir de cerca de 4000 rpm e acima.

#6 ·
air1kdf said:
Danno,
Essa ganho de 1 HP no pico é apenas no pico ou em toda a curva?
E esse ganho de 1 HP é de ~13,0 para ~14,0 AFR?

Tenho a sensação de que o que precisarei fazer é obter uma linha plana em 13,0, então registrar os tempos de aceleração para 9 mil (sem pista por perto). Em seguida, ajustar toda a linha para baixo, comparar, depois para cima e comparar, etc. Com certeza postarei minhas descobertas, pois essas informações parecem escassas e parecem cada vez mais úteis.
Potência máxima para potência máxima. Não gastei tempo para comparar cada ponto ou pontos principais no gráfico. Os ajustes que fiz foram basicamente nas posições de aceleração de 80% e 100%, pois estava tentando ver o que eu poderia tirar dessa combinação. O resto do mapa foi feito primeiro rolando pelas marchas em várias rotações e posições de aceleração. Fiz alguns ajustes lá, mas estava bem perto para começar, pois a linha de base era um mapa para minha combinação que puxei do site da Dynojet. Acabei de descobrir que seus mapas tendem a ser ricos e queria ajustar as coisas para minha moto.

#10 ·
Impressionante!

Eu fiz MUITO registro de dados com o AFR esta semana e aprendi muito. Eu tenho tantos dados que escrevi/estou escrevendo um software para analisar os dados para mim.
No momento, meus alvos são
TPS 0, 2, 5 e 10, 20+
AFR 13.0, 13.5, 14.7, 13.5

Eu simplesmente não consigo entender o TPS de 0%. O computador realmente desligará o combustível por pelo menos os 5K RPMs superiores, então ele o deixa gradualmente mais magro. Alguma ideia sobre isso?

Fique ligado, mais por vir.

#11 ·
A quilometragem de gás é muito melhorada, provavelmente cerca de 20 milhas a mais com um tanque de gasolina. O desempenho com um AFR de 13,5 é MUITO melhor do que o mapa com o qual comecei, que era MUITO rico (Tão baixo quanto 10,8, parece que tinha como alvo cerca de 12,5 em toda a minha moto).

#13 ·
Rick Nielson said:
13.5 A 13.8 DEU A MAIOR POTÊNCIA NO NOSSO DYNO.
São esses valores do Race Tuner ou valores medidos?

Alguém comparou / validou as configurações do Race Tuner?

Quero dizer: as configurações de AFR do RT correspondem aos valores medidos no dinamômetro com uma configuração que corresponde totalmente ao arquivo de calibração do RT???

Isso seria realmente interessante...

Jan

#14 ·
Jan,
Como poderia combinar sem pó de pirlimpimpim? Sério, qualquer coisa pode mudar o AFR. Tubos diferentes, filtro de ar, tampa ligada/desligada e apenas as diferenças nas motos. Aposto que alguém poderia obter um arquivo de calibração muito próximo. Observe que poderia e fez são duas coisas diferentes.

Afinal, se você não usar uma banda larga, você realmente não sabe o que tem. Fiquei surpreso que o meu estivesse tão longe. Qual é a sua quilometragem? LOL

#15 ·
É exatamente isso que escrevi acima:
validar as configurações RT onde o arquivo de calibração corresponde totalmente à configuração da moto
Os motores modernos têm tolerâncias de fabricação muito baixas - todos devem ser praticamente iguais, com muito pouca variação, caso contrário, não poderiam cumprir as regras de emissão válidas!

Se o melhor desempenho AFR for em torno de 13 ou até maior, por que as configurações RT "padrão" são tão drasticamente diferentes??? Estou falando de cerca de 20% de diferença e não de poeira de fada!!!
Os desenvolvedores RT são loucos ou como devo interpretar isso?

Os números acima foram medidos com uma sonda de banda larga?

#16 ·
Jan-Dirk said:
São esses valores do Race Tuner ou valores medidos?
Alguém comparou / validou as configurações do Race Tuner?
Quero dizer: as configurações de AFR do RT correspondem aos valores medidos no dinamômetro com uma configuração que corresponde totalmente ao arquivo de calibração do RT???
Isso seria realmente interessante...

Jan
MEDIDO EM NOSSO DINAMÔMETRO, NÃO, ELES NÃO CORRESPONDEM, POIS O R.T. É UM CÁLCULO, O DINAMÔMETRO É REAL. NÃO HÁ COMO O R.T.
MONITORAR A/F. OS CÁLCULOS NO R.T. SÃO UMA REFERÊNCIA
PARA O PROGRAMA. E SIM, TESTAMOS MUITAS MOTOS E DOWNLOADS
E SE VOCÊ NÃO VARIAR DAS PEÇAS INSTALADAS, ELAS ESTÃO PRÓXIMAS.
PARA MAGRO IMHO.

#17 ·
Jan-Dirk said:
É exatamente isso que escrevi acima:
validar as configurações RT onde o arquivo de calibração corresponde totalmente à configuração das bicicletas
Os motores modernos têm tolerâncias de fabricação muito baixas - todos eles devem ser praticamente iguais com muito pouca variação, caso contrário, eles não poderiam cumprir as regras de emissão válidas!

Se o melhor desempenho AFR for em torno de 13 ou até maior, por que as configurações RT "padrão" são tão drasticamente diferentes??? Estou falando de cerca de 20% de diferença e não de poeira de fada!!!
Os desenvolvedores RT são loucos ou como devo interpretar isso?

Os números acima foram medidos com uma sonda de banda larga?
Jan,

Se você olhar para o gráfico em 3 dimensões, verá que eles variam o AFR com base na carga do motor e na rotação. 13,7 - 14,1, por exemplo, é um número muito bom para cruzeiro de carga leve a moderada, onde 13,1 - 13,5 é um ótimo lugar para gerar potência, como em WOT.

O manual RT dá uma boa descrição disso e explica o AFR recomendado e a direção que você deve tomar se quiser mais potência ou mais economia.

Uma razão pela qual vemos curvas AFR tão planas nos gráficos de dinamômetro é porque essa é apenas uma medição bidimensional. Cada gráfico de dinamômetro postado neste site é WOT. Embora isso possa ser ótimo se você estiver correndo de arrancada ou quiser ganhar uma corrida de bancada com as folhas de dinamômetro de seus amigos, é praticamente inútil na rua.

É por isso que terminei com os dinamômetros e seus operadores neandertais. Ou vou voltar para os SEs V-Modded para os quais tenho um mapa muito bom (graças ao trabalho de base que a Harley fez) ou comprar um sistema de gravação AFR WEGO2 e conectá-lo à minha bicicleta para RPM e posição da borboleta e usar leituras do mundo real para ajustar meu mapa. Heck, posso apenas esperar até que eles tenham seu sistema completo e substituir o ECM ao mesmo tempo. Desta forma, ele pode entrar em um modo de aprendizado em bloco e fazer os cálculos para mim.

Aqui está um link http://www.daytona-twintec.com/

#18 ·
Novamente, acho que temos um mal-entendido aqui.
Eu nunca me importei com mais nada, EXCETO WOT, meu objetivo sempre foi melhorar o desempenho máximo, eu não me importo com MPG e economia de combustível e afins.
"Desempenho" significa "Potência" significa "kick ass"

Para sua melhor compreensão, anexo uma captura de tela mostrando um dos arquivos de calibração do sintonizador de corrida.
Dê uma olhada na linha de 100 kPa (WOT) e você verá que o AFR cai para até 12,0 a 9000 RPM.

Se a teoria e a realidade diferem consideravelmente (como Rick gentilmente observou), então por que isso?
a) HD está drasticamente errado e fornece um pacote de sintonizador de corrida com configurações deliberadamente erradas?
b) Há algo errado com a sonda de Rick? Poderia ser que a sonda mostre valores muito magros porque o local de medição está muito longe do motor (ar falso e baixa temperatura)?

Comecei outro teste com um mapa um pouco mais pobre e posso concordar que a moto se sente melhor com ele. É muito cedo para apresentar números precisos ainda.

Atenciosamente,
Jan

Attachments

#20 ·
Jan, essa é uma proporção AF real ou uma proporção estimada? Você não precisaria de um sensor O2 para leituras reais da proporção AF?

#21 ·
Max said:
Jan, isso é uma relação AF real ou uma relação estimada? Você não precisaria de um sensor O2 para quaisquer leituras reais da relação AF?
Olá pessoal - vocês não leem todas as minhas postagens? :whack:
http://www.v-rodforums.com/forums/showthread.php?t=6415&page=4

Essa é uma sonda lambda / sensor O2 na foto, infelizmente não de banda larga.
Eu não iria tão longe a ponto de dizer que são dados reais calibrados, mas é bom o suficiente para comparar diferentes AFRs e para validar magro ou rico em geral. Enquanto isso, fiz muitas e muitas corridas com ele e posso definitivamente confirmar que os dados de saída são incrivelmente estáveis/reprodutíveis.

A captura de tela mostrando o programa RT mostra uma das tabelas AFR "stock" que vêm junto com o pacote RT. Não é a que estou usando agora, é apenas um exemplo para Mark mostrar a ele quais são as configurações do RT...

Rick afirmou que a maioria dos arquivos RT são magros (certo?) - como devemos interpretar isso?

Um AFR de 13,5 é "próximo de magro" na minha opinião, pelo menos está a quilômetros de 12,0. Por outro lado, Rick também escreveu que AFR em torno de 13,5 é o melhor para desempenho - então podemos todos concluir que os arquivos RT estão de fato bem próximos do ideal (em termos de desempenho)?

Ou, em outras palavras:

As configurações AFR RT "stock" em WOT de aproximadamente 12,5 são medidas na maioria dos dinamômetros como 13,5, o que é o melhor para desempenho.

Meu trabalho com o RT sempre foi focado no aumento da largura de banda de RPM. Na minha opinião, o motor é intencionalmente limitado em RPMs acima de 8500 1/min por AFR excessivamente rico em combinação com configurações de ignição excessivamente tardias.

#22 ·
mjw930 said:
Jan,

Se você olhar para o gráfico em 3 dimensões, verá que eles variam o AFR com base na carga do motor e na rotação. 13,7 - 14,1, por exemplo, é um número muito bom para cruzeiro de carga leve a moderada, onde 13,1 - 13,5 é um ótimo lugar para gerar potência, como em WOT.

O manual RT dá uma boa descrição disso e explica o AFR recomendado e a direção que você deve tomar se quiser mais potência ou mais economia.

Uma razão pela qual vemos curvas AFR tão planas nos gráficos do dinamômetro é porque essa é apenas uma medição bidimensional. Cada gráfico de dinamômetro postado neste site é WOT. Embora isso possa ser ótimo se você estiver correndo de arrancada ou quiser ganhar uma corrida de bancada com as folhas de dinamômetro de seus amigos, é praticamente inútil na rua.

É por isso que terminei com os dinamômetros e seus operadores neandertais. Ou vou voltar para os SEs V-Modded para os quais tenho um mapa muito bom (graças ao trabalho de base que a Harley fez) ou comprar um sistema de gravação AFR WEGO2 e conectá-lo à minha bicicleta para RPM e posição do acelerador e usar leituras do mundo real para ajustar meu mapa. Diabos, posso apenas esperar até que eles tenham seu sistema completo e substituir o ECM ao mesmo tempo. Desta forma, ele pode entrar em um modo de aprendizado em bloco e fazer os cálculos para mim.

Aqui está um link http://www.daytona-twintec.com/
BEM, EM NOSSOS GRÁFICOS, ELES SÃO PLANOS DO MAPEAMENTO EM TODAS AS POSIÇÕES DO ACELERADOR, O FREIO EDDY NOS FORNECE CARGAS DO MUNDO REAL NA TRANSMISSÃO. DESSA FORMA, O TÉCNICO NÃO ESTÁ ANDANDO, REMAPEANDO, ANDANDO, REMAPEANDO, ECT. NÃO ESTOU DIZENDO QUE APÓS O MAPEAMENTO SOB CARGA E TESTE DE CONDUÇÃO, É 100%, MAS RARAMENTE ELE TEM QUE ABORDAR O AJUSTE DO MAPA. NÃO CONTE COM A FÁBRICA PARA MUDAR PARA UM SISTEMA DE CIRCUITO FECHADO TÃO CEDO. TAMBÉM SE O DINAMÔMETRO NÃO TIVER UM SENSOR O2 DE BANDA LARGA, ELES ESTÃO PERDENDO O BARCO. O RACE TUNER NÃO PODE LER AFR, ELES SÃO APENAS CÁLCULOS. NEM PERTO SOB CARGA DE ACORDO COM NOSSA BANDA LARGA. :2cents:

#23 ·
Rick Nielson said:
BEM, EM NOSSOS GRÁFICOS, ELES SÃO PLANOS A PARTIR DO MAPEAMENTO EM TODAS AS POSIÇÕES DO ACELERADOR, O FREIO EDDY NOS FORNECE CARGAS DO MUNDO REAL NA TRANSMISSÃO. DESSA FORMA, O TÉCNICO NÃO ESTÁ REFAZENDO O MAPEAMENTO, REFAZENDO O MAPEAMENTO, ETC. NÃO ESTOU DIZENDO QUE APÓS O MAPEAMENTO SOB CARGA, E TESTANDO, É 100%, MAS RARAMENTE ELE TEM QUE ABORDAR O AJUSTE DO MAPA. NÃO CONTE COM A FÁBRICA PARA MUDAR PARA UM SISTEMA DE CIRCUITO FECHADO TÃO CEDO. TAMBÉM SE O DYNO NÃO TIVER UM SENSOR O2 DE BANDA LARGA, ELES ESTÃO PERDENDO A OPORTUNIDADE. O TUNER DE CORRIDA NÃO PODE LER AFR, SÃO APENAS CÁLCULOS. NEM PERTO SOB CARGA DE ACORDO COM NOSSA BANDA LARGA. :2cents:
Caro Rick,

Eu alimento meu sinal da sonda O2 no ECM, falsificando o sinal de velocidade. Então eu conecto meu laptop e começo a registrar dados com a interface RT enquanto eu ando.
Quanto maior a "velocidade", menor o AFR
É claro que isso não é muito preciso, mas bom o suficiente para comparar diferentes corridas.
Use esta solução em um dinamômetro com um sensor de banda larga e você obteria alguns bons resultados - a vantagem é que você monitora todos os dados relevantes do motor simultaneamente com apenas um dispositivo.

Como exemplo, anexo duas capturas de tela de duas corridas diferentes feitas com o registrador de dados RT.
O tempo está melhorando aqui na Alemanha e estou ansioso para começar a testar novamente em breve e discutir os resultados com você em breve.

Attachments

#24 ·
Jan-Dirk said:
Olá pessoal - vocês não leem todas as minhas postagens? :whack:
http://www.v-rodforums.com/forums/showthread.php?t=6415&page=4

Essa é uma sonda lambda / O2 na foto, infelizmente não de banda larga.
Eu não iria tão longe a ponto de dizer que são dados reais calibrados, mas é bom o suficiente para comparar diferentes AFRs e validar magro ou rico em geral. Enquanto isso, fiz muitas e muitas corridas com ele e posso definitivamente confirmar que os dados de saída são incrivelmente estáveis/reprodutíveis.

A captura de tela mostrando o programa RT mostra uma das tabelas AFR "padrão" que vêm com o pacote RT. Não é a que estou usando agora, é apenas um exemplo para o Mark mostrar a ele quais são as configurações do RT...

Rick afirmou que a maioria dos arquivos RT estão próximos de magros (certo?) - agora, como devemos interpretar isso?

Um AFR de 13,5 está "próximo de magro" na minha opinião, pelo menos está a quilômetros de 12,0. Por outro lado, Rick também escreveu que AFR em torno de 13,5 é o melhor para o desempenho - então podemos todos concluir que os arquivos RT estão de fato bem próximos do ideal (em termos de desempenho)?

Ou, em outras palavras:

As configurações AFR RT "padrão" em WOT de aproximadamente 12,5 são medidas na maioria dos dinamômetros como 13,5, o que é o melhor para o desempenho.

Meu trabalho com o RT sempre foi focado no aumento da largura de banda de RPM. Na minha opinião, o motor é intencionalmente limitado a RPMs acima de 8500 1/min por AFR excessivamente rico em combinação com configurações de ignição excessivamente tardias.
DEIXE-ME ESCLARECER O QUE EU DISSE. EU DISSE QUE ELES ESTAVAM PERTO
PERTO DE SER UM PONTO E MEIO. A MAIORIA QUE TESTAMOS ESTÁ ENTRE 14:1 E 15:1
AGORA, PARA ESCLARECER, NEM TODAS AS MOTOS QUE TESTAMOS SÃO VRODS. VERIFIQUEI QUASE TODAS AS CALIBRAÇÕES DISPONÍVEIS PARA TODAS AS HARLEYS
E DESCUBRI QUE A MAIORIA ESTÁ ACIMA DE 13,5:1. :D

#25 ·
Jan-Dirk said:
... Eu insiro o sinal da minha sonda O2 no ECM, falsificando o sinal de velocidade...
Jan-Dirk, desde as nossas antigas discussões sobre a sua RT modificada, li em algum lugar que o ECM usa os dados do sensor de velocidade para calcular a entrega de combustível. Acho que isso só pode entrar em jogo em marcha lenta, quando o ECM detecta que sua "Velocidade" e RPM não correspondem, ou seja, sua alavanca da embreagem está puxada. Mas isso pode afetar suas leituras de Lambda se o ECM estiver usando suas leituras de velocidade falsas para calcular a entrega de combustível. Se isso estiver acontecendo em outros momentos que não em marcha lenta, todo o seu conceito pode ter uma falha. Você provavelmente está ok em WOT, mas eu só pensei que você deveria estar ciente disso.

Para apoiar minha sintonia e outras coisas, comprei o registrador de dados Twin Scan 88 e o novo "dois canais de entrada analógica" DynoJet Wideband Commander. Encontrei os melhores preços para cada um no eBay. Estou no processo de conectar o Wideband Commander.

#26 ·